Recuperação de Dados em RAID
24 de January de 2022Recuperar dados de RAID 0
4 de February de 2022Recuperação de Dados em HD
Recuperação de dados em HD, sem dúvidas, é um dos serviços digitais mais requisitados hoje em dia.
Isso ocorre porque computadores e notebooks estão repletos de informações essenciais para as pessoas.
Informações de trabalho, materiais de estudos e, também muitos arquivos pessoais, são alguns exemplos de dados que não se perdem.
Contudo, é bastante comum que esses dispositivos de armazenamento apresentem problemas, na sua maioria ocasionados por falhas humanas ou por desgaste do próprio sistema.
Apesar do trabalho, na maioria das vezes é possível recuperar os dados. Hoje em dia existem algumas formas de se fazer isso.
Então, continue lendo esse post para saber mais sobre a recuperação de dados em HD.
Entenda o que é o HD e, como ele funciona
Falando de maneira simplificada, HD é o local onde as informações digitais são armazenadas, de modo que esses dados continuam salvos mesmo quando o sistema desliga.
Sendo assim, essa é a principal diferença entre esse tipo de armazenamento e a memória RAM, que só mantém as informações ativas enquanto o dispositivo permanece ligado.
Mas entre os HDs, existem aqueles que são conectados externamente, por meio do USB e, há os que ficam diretamente ligados à placa mãe do computador.
O Hard Disk, ou disco rígido, tem essa denominação justamente por causa da sua composição, que consiste em discos firmes de vidro ou alumínio, envolvidos por uma camada magnética.
Essa composição é fundamental para que o disco possa exercer rotações em alta velocidade sem prejudicar a qualidade e a estabilidade desse hardware.
O disco conta com uma cabeça de leitura, que fica bem próxima, mas não encosta nele. Assim, mesmo com a movimentação, o disco não sofre danos.
Conforme o disco gira, a cabeça de leitura rotaciona e, quanto mais rápido for o movimento, mais veloz é também o envio de informações para o computador.
O funcionamento básico de qualquer HD depende diretamente de um sistema eletromagnético, que funciona de acordo com a placa controladora e os circuitos eletrônicos.
No que consiste a recuperação de dados em HD?
Quando se fala em recuperação de dados em HD, refere-se à necessidade de encontrar uma alternativa para acesso às informações do disco.
Isso ocorre sempre que os dados não estiverem disponíveis pelo método convencional, por meio de uma ligação com um dispositivo eletrônico.
Isso é muito importante visto que pessoas e computadores interagem por meio dos HDs, que guardam os mais diversos tipos de arquivos.
Infelizmente, é muito comum que aconteça algum problema que impeça o acesso aos dados, seja um dano ao físico ou, a própria deleção de arquivos de maneira espontânea.
Quando isso ocorre é preciso agir rapidamente para conseguir reverter o problema e, então, voltar a ter acesso a essas informações.
O objetivo da recuperação é normalizar o acesso aos arquivos, tornando-os novamente acessíveis.
Entretanto, essa recuperação deve acontecer por meios seguros, preferencialmente com a supervisão de um profissional especializado, de modo a evitar danos permanentes e exclusão definitiva das informações.
Como os dados se perdem no disco rígido?
Infelizmente, a exclusão de informações do HD é algo bastante comum, que pode acontecer por uma série de motivos diferentes.
A maioria dos danos é de ordem mecânica e elétrica, sendo que muitas vezes o dispositivo precisa passar por um processo reconstrutivo para a recuperação das informações.
As maiores causas de problemas que levam à perda de informações do HD são:
- Choques mecânicos intensos;
- Danos ocasionados por água;
- Contato com fogo ou fontes de calor intenso;
- Desgastes naturais que acontecem com o tempo;
- Picos ou quedas de energia;
- Problemas de formatação do HD;
- Deleção total de arquivos;
- Desligamento do computador de maneira inadequada;
- Problemas com malware e vírus.
Apesar de os HD serem excelentes formas de comunicação entre humanos e máquinas, eles possuem uma série de componentes que são muito sensíveis e podem facilmente sofrer danos.
Com isso, até mesmo pequenos impactos provocam problemas nesses discos. E o mesmo acontece quando ele tem contato com mofo ou poeira.
HDs externos e os presentes em laptops são mais sujeitos a danos porque esses dispositivos possuem maior mobilidade.
Mas existem também os problemas elétricos, que acontecem em qualquer dispositivo. Ligar e desligar o computador com grande frequência, por exemplo, pode ocasionar oscilações de energia muito grandes, que levam à perda de informações do disco rígido.
Em muitos casos a perda de arquivos acontece por causa de falhas humanas, ou seja, quando acontece a exclusão acidental das informações.
Por fim, um problema de software frequentemente leva à perda de dados. Esse é o caso dos ataques por vírus, por exemplo.
Aprenda a recuperar dados em HD
A recuperação de dados em HD é fundamental para quando ocorre qualquer um dos problemas citados até aqui.
Por sorte, na maioria das vezes, com a intervenção adequada, é possível ter acesso novamente a todas as informações perdidas.
A forma mais utilizada pelos usuários comuns é a utilização de softwares data recovery. Por mais que eles sejam bastante eficientes, é preciso ter bastante cuidado ao realizar o processo.
Isso porque os softwares geralmente são muito complexos e exigem muita experiência técnica por parte de quem mexe com ele.
A manipulação errada dos arquivos pode levar a resultados insatisfatórios ou, até mesmo acabar por danificar definitivamente o dispositivo, acabando com as possibilidades de recuperação de informações.
Mesmo com softwares avançados, existem casos em que é preciso lançar mão de técnicas diferenciadas para a recuperação dos dados, como a reconstrução.
De qualquer maneira, é fundamental ter conhecimentos profundos sobre o tema e, preferencialmente, busca pela ajuda de um profissional capacitado que possa contribuir com a recuperação de dados em HD.
O diagnóstico é o primeiro passo para se solucionar o problema da maneira mais adequada. Sendo assim, é fundamental a avaliação técnica, de modo que se elabore um plano de ação efetivo para a recuperação das informações.
Conclusão
A recuperação de dados em HD é um dos serviços mais requisitados hoje em dia e, é preciso buscar atendimento especializado para conseguir acesso às informações novamente e, ainda, evitar a perda permanente delas.

